Um novo assistente de inteligência artificial (IA) está sendo desenvolvido para co-apresentar transmissões de streamers e fornecer suporte técnico em tempo real. A novidade é fruto de parceria entre a empresa de software Inworld AI, a Streamlabs, da Logitech, e a Nvidia.
O Intelligent Streaming Assistant vai atuar como “companheiro 3D, produtor e assistente técnico”, segundo comunicado divulgado à imprensa. Na prática, o assistente vai responder perguntas, pesquisar tópicos e comentar eventos e atividades de bate-papo.
“Opções de personalidade personalizáveis — variando de solidário a sarcástico — também estão disponíveis, permitindo que os streamers adaptem as interações do sidekick ao seu estilo único e objetivos de engajamento do público.”
Novo assistente de IA fornece suporte técnico para jogadores (Imagem: Divulgação/Logitech)
O assistente de streaming será apresentado durante a CES 2025, que ocorre em Las Vegas (EUA) até sexta-feira (10). O lançamento na loja de aplicativos do Streamlabs está previsto para o primeiro semestre deste ano.
Principais funções da nova IA
3D Sidekick: o assistente servirá como co-anfitrião para “fornecer respostas inteligentes e sensíveis ao contexto” e “estimular conversas quando a transmissão estiver silenciosa”;
Produtor: o assistente pode reproduzir dicas de vídeo e áudio durante o jogo para aumentar a tensão ou recortar os melhores momentos e reproduzir replays na transmissão;
Assistente técnico: o assistente pode ajudar a configurar o Streamlabs Desktop, criar transições de cena emocionantes ou solucionar problemas técnicos, além de monitorar streams para garantir que eles sejam executados sem problemas.
Usuário pode personalizar tom da conversa com IA
A promessa é de aplicativo intuitivo e fácil de ser usado pelos streamers. “Juntas, as tecnologias simplificam a transmissão ao mesmo tempo em que capacitam os criadores a produzir conteúdo envolvente e de alta qualidade”, diz outro comunicado.
A Streamlabs ficou responsável pela incorporação dos modelos de linguagem e visão, enquanto a Nvidia contribuiu com tecnologias para alimentar o sidekick com as GPUs GeForce RTX locais. Já a Inworld criou o núcleo do mecanismo cognitivo, que processa entradas e executa comandos por meio da API do Streamlabs.